Ponte de concreto sobre o Rio Araguainha é concluída e liberada para tráfego

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Ponte de concreto sobre o Rio Araguainha é concluída e liberada para tráfego

O prefeito Gustavo Melo (PSB) e o vice-prefeito Freud Fraga (DEM) estiveram na região do Vale do Araguainha no sábado (04) para vistoriar a ponte mista (concreto e aço) construída sobre o Rio Araguainha, na MU-45. O tráfego na localidade foi liberado após a prefeitura de Alto Araguaia concluir o encabeçamento e o aterro. A estrutura possui 36 metros de extensão e foi construída em parceria com os produtores da localidade.

O investimento é um avanço significativo na infraestrutura da região que abriga grande rebanho bovino e pode se transformar na nova fronteira agrícola do município devido as terras férteis e propícia para o plantio de grãos. A nova ponte substituiu uma ponte de madeira construída em 1951, que rotineiramente demandava de reparos e devido ao alto custo de manutenção foi substituída pela estrutura de concreto.

A construção da ponte de concreto foi marcada por cinco etapas. A primeira consistiu no desmanche da ponte de madeira. A segunda fase foi a concretagem de quatro pistares nas duas extremidades do rio e a terceira foi o lançamento das vigas de aço, duas no total, com 24 metros de extensão cada, com a utilização de dois guindastes. A penúltima etapa foi a concretagem das lajes e por fim o encabeçamento da estrutura.

Com 36 metros de extensão e 4,5 metros de largura a ponte proporciona mais segurança na travessia, agiliza o escoamento da produção e no caminho inverso assegura a chegada de insumos. A estrutura tem capacidade para 47 toneladas.

“A obra é resultado de parceria entre Prefeitura e produtores. Agradeço o Sindicato Rural na figura do presidente Luiz Garcia, o Luizão, e em nome do pecuarista Leonardo Catira, cumprimento todos os produtores que estiveram conosco nesta parceria. A estrutura vai beneficiar todos os produtores da região. Já está liberada para o tráfego. Esta ponte significa o afastamento da embromação e da enrolação. Historicamente sempre efetuaram serviços paliativos e nunca apresentaram uma solução definitiva. Quando assumimos, a ponte de madeira estava interditava e correndo risco de cair. A nova estrutura é uma virada de página com uma ponte moderna e de alta durabilidade”, disse. O gestor comentou ainda que a Prefeitura pretende usar as madeiras da antiga estrutura para construção ou reforma de outras pontes.

O vice-prefeito Freud Fraga afirmou que a nova estrutura é um avanço em logística para região. “É mais qualidade e segurança no transporte. A gente o quanto o produtor sofre quando não tem ponte que lhe ofereça segurança. É uma obra que traz tranquilidade para quem produz. Está resolvido um problema que prejudicava os produtores desta região”, frisou.